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Sabe como avaliar resultados de e-mail marketing?

O e-mail marketing tem contribuição expressiva para o aumento do número de clientes, e das vendas. Estratégias devem ser criadas e aproveitadas da melhor maneira possível, e para isso é necessário acompanhar alguns indicadores chave, que nos dão um panorama bem detalhado de como está a performance da nossa campanha.

Taxa de entrega

A taxa de entrega de e-mail corresponde ao número de emails que chegaram oficialmente na caixa de entrada do seu destinatário e também aqueles que entraram no spam ou foram direto para a lixeira. Esse indicador representa uma informação importante para a sua equipe, pois vocês ficam sabendo quais e-mails estão corretos e ativos e quais não, podendo deletar os demais cadastros da sua base de dados e assim manter a sua lista saudável e com os contatos que realmente valem a pena.

Taxa de abertura

A taxa de abertura é calculada sobre o número de e-mail que foram abertos pelos destinatários. Através deste número, pode ser avaliado se o conteúdo está de acordo com as estratégias e estão chamando a atenção de quem recebe.

Número de cliques

No interior do seu e-mail marketing devem existir links que levem para o seu site ou uma landing page, chamando seu cliente para interagir com a sua marca em uma outra plataforma. O número de cliques mostra quantas pessoas se interessaram no seu conteúdo, e qual foi o assunto mais procurado.

Taxa de conversão

Quando você envia um e-mail marketing espera que o destinatário tome alguma atitude para interagir com o seu conteúdo, como clicar em um link, compartilhar um conteúdo, preencher um cadastro, realizar uma compra, entre outras. A taxa de conversão é responsável por dizer a você quantas pessoas fizeram aquilo que você esperava, ou seja, qual a porcentagem de sucesso da sua estratégia.

Marcação de spam e cancelamentos

Tanto pela credibilidade que a sua empresa espera passar aos seus clientes quanto pela legislação em vigor, é necessário apresentar ao destinatário uma opção visível para que ele não queira mais receber os seus e-mails. Caso contrário, ele pode optar por colocar sua mensagem no spam, o que é prejudicial.

De acordo com pesquisas, uma taxa de cancelamentos aceitável é de até 1% dos seus destinatários. Atingindo uma taxa superior, é preciso rever suas estratégias, confirmar se sua lista é de opt-in (o destinatário se cadastrou para receber), e saber se o conteúdo está interessante para o consumidor.

Via E-commerce Brasil

 

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