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O desafio da entregabilidade

Garantir que o e-mail chegue diretamente na caixa de entrada dos usuários ainda é um desafio para os brasileiros. Uma pesquisa recente mostrou que apenas 63% conseguem esse feito, enquanto a média global é de 81%. Alguns fatores são determinantes para que a entregabilidade esteja garantida e as ações de e-mail marketing sejam mais eficientes. Quanto mais spam é feito e as regras são desobedecidas, mais se reduz as chances do destinatário permanecer interessado naquele conteúdo.

Primeiramente é preciso analisar os dados oferecidos, como taxas de cliques, abertura e leitura do e-mail, para conhecer o seu público e entender seus interesses e preferências. Com isso, é possível segmentar o mailing, oferecendo um conteúdo mais relevante para o cliente.

O desenvolvimento do template também deve ser pensado de forma que a quantidade de texto seja limitada e a imagem para o HTML seja leve. Além disso, alguns servidores apresentam mais restrição em relação a conteúdo, tamanho do e-mail e reputação do remetente, dificultando a entrega da mensagem. Por isso é importante avaliar o servidor utilizado pelo usuário.

Outro ponto que deve ser levado em consideração para garantir a entregabilidade é o título do e-mail marketing. As ações devem ser construídas para otimizar o título e a abertura, eliminando palavras como ‘promoção’, ‘teste agora’, entre outras.

Por fim, lembre-se sempre que o e-mail marketing é uma importante ferramenta de comunicação, que cria relacionamentos. Uma boa campanha deve ser assertiva. conveniente, informativa, e acima de tudo, desejada pelo cliente.

Fonte: Olhar Digital

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