Dicas

Email marketing e as mídias sociais: o que é melhor para atrair Millennials

Antes do Instagram, Facebook ou qualquer outro canal de mídia social havia o email. O email marketing mudou completamente o mundo do marketing, permitindo um alcance ampliado sem a etiqueta. Quando os canais de mídia social começaram a crescer em popularidade, os profissionais de marketing estavam naturalmente envolvidos. As possibilidades pareciam intermináveis, incluindo a capacidade de alcançar um conjunto especial de consumidores: Millennials.

Email marketing e marketing de mídia social são considerados importantes para a maioria dos profissionais de marketing digital. Às vezes, os dois canais transitam, por exemplo, quando uma campanha de marketing por email é compartilhada pelos canais sociais ou quando a mídia social é usada para incentivar as pessoas a assinarem uma newsletter.

Os profissionais de marketing digital usam email e mídia social para alcançar públicos maiores. Eles podem se perguntar se cada canal tem o mesmo impacto para determinados públicos. Os millennials são uma das audiências mais difíceis para os profissionais de marketing entenderem, assim como a Geração Z. As gerações mais antigas imaginam que os Millennials e a Geração Z passam suas horas olhando o feed no Facebook e Instagram, suas cabeças sempre caídas sobre o celular. Email marketing é quase automaticamente entendido como algo desinteressante para as novas gerações.

Só que na realidade a os millenials e a geração Z usam o email tanto quanto e até mais do que as gerações mais antigas. Surpreendentemente, as gerações mais jovens preferem receber anúncios e conteúdo relacionado à marca por e-mail, em vez dos canais de mídia social, onde passam a maior parte do tempo interagindo com amigos ou familiares.

Por que, então, as pessoas assumem que os Millennials são avessos ao e-mail, gastando todos os momentos acordados nas mídias sociais? Provavelmente porque os Millennials cresceram com o advento dessas novas plataformas, enquanto a Geração X e estão acostumados a uma comunicação mais tradicional. Curiosamente, a Geração X gasta mais tempo nas mídias sociais – um total de sete horas por semana em relação aos Millennials que passam seis horas por semana.

Os emails são mais diretos e podem ser muito mais individualizados do que os canais de mídia social. As integrações de email que permitem a personalização para um engajamento otimizado são uma maneira excelente de alcançar pessoas mais jovens, que querem se sentir especiais. Não há como negar que os canais de mídia social são necessários para o envolvimento com os jovens mas eles não substituem o email. No contexto atual não podemos menosprezar o que uma boa campanhas de email pode gerar para sua marca.

Voltar à lista de Dicas