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Diferenciais do email marketing no plano de comunicação

É comum que nos planejamentos de comunicação o foco dos investimentos fique nas mídias sociais. Neste caso, por exemplo, o cliente costuma pedir uma fan page que tenha logo muitos seguidores e alto número de conversões dentro das metas estabelecidas.

O que precisa ser lembrado é a partir de quais objetivos vai ser realizado um investimento em determinado modo de comunicação com seu cliente ou público alvo. E embora o e-mail marketing não tenha a fama das mídias sociais, ele traz mais retorno do que elas costumam apresentar. O e-mail marketing também é mais barato e com mais facilidades para se fazer  mensurações e atingir o público de interesse de forma mais precisa.

Abaixo selecionamos alguns aspectos sobre a importância de ser investir em e-mail marketing.

Listas de emails são fáceis de construir. Para varejistas online, é mais simples construir uma lista de e-mail através de uma promoção por meio do próprio site, por exemplo. Neste caso, são pequenas as taxas de cancelamento de assinatura de e-mail.

Você pode entregar conteúdo de qualidade a seus clientes. Faça mais do que apenas encaminhar mensagens com promoções. Fale sobre o seu ramo de atuação, sobre tendências, novos produtos, ou até mesmo sobre as férias que você teve, se o seu negócio permitir – como poderia ser o caso de quem gerencia uma loja de roupas, por exemplo.  Use o e-mail como uma maneira de se conectar mais pessoalmente com seus clientes. Você tem mais facilidades para fazer isso do que no Twitter e Facebook. Tire proveito disso.

Segmentar para melhor direcionar. Por meio de listas de e-mail marketing você pode melhor segmentar seu público e direcionar a informação de uma forma mais precisa e com maior potencial de gerar resultados.  No comércio eletrônico, a sugestão mais comum é acompanhar o histórico de compras do cliente para em seguida sugerir produtos de acordo com o interesse que ele tem demonstrado, o que gera bastante retorno.

As taxas de conversão são altas. A maioria de quem faz ecommerce aponta que as taxas de conversão por meio de e-mail marketing são muito maiores do que por outras formas de promoção. Além disso,  estudo indica que e-mail gera 40 vezes mais clientes do que Twitter e Facebook somados, por exemplo.

Facilidade de testes. Segmente sua lista de email de diferentes formas  para testar mensagens e promoções em cada subconjunto. Depois basta usar o que teste com potencial de trazer mais resultados à sua campanha.

E-mails se adaptam bem a dispositivos móveis. As pessoas lêem cada vez mais e-mail por mobile. Mesmo se você não tiver um site adaptado, há a possibilidade de gerar um e-mail marketing amigável para muitas plataformas.

Construção de marca e fidelidade. E-mails são uma boa maneira de construir sua marca e gerar fidelização. Ofereça aos assinantes um benefício especial que não vai está sendo vinculado em outro lugar. Estar periodicamente presente na mente de seus clientes vai fazer com que eles se lembrem de você quando chegar o momento de uma nova compra.

Os templates são fáceis de fazer e customizar. Se houver a necessidade de vincular mais de uma mensagem por semana sobre seus produtos, a maioria dos serviços de e-mail marketing oferece modelos de template mais simples e flexíveis. Essa opção é mais recomendável no lugar de se recorrer a opções de template mais elaboradas, melhor empregadas no uso de campanhas especiais.

Fácil de mensurar. Você vai acompanhar as pessoas que clicaram em suas mensagens e quantas vezes fizeram isso, além do número de aberturas de seu email, por exemplo. Você pode fazer cruzamentos de dados tais como o número de pessoas que clicam com maior e menor frequência, em quais horários isso acontece, como isso varia de homem para mulher, qual a faixa etária do público em cada caso. São muitas as possibilidades de conhecer seu público a partir da medição do retorno obtido.

Via Practical Ecommerce

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